PROJETO EPIS
 
 
 
Em 2007 foi implementado um Projeto nas escolas do território. Paredes foi um dos concelhos piloto, e desde então está  a ser desenvolvido um trabalho de “Mediação para a Capacitação para o Sucesso Escolar”, promovido pela Câmara Municipal de Paredes que, em parceria com a  Associação Empresários Pela Inclusão Social (APPIS), em todas as 9 escolas com 3º Ciclo do Ensino Básico do concelho.
 
O projeto visa os seguintes objetivos:

 

Objetivo Estratégico:

Combater o insucesso e o abandono escolares através da prevenção, da remediação de factores de risco e da promoção de fatores de protecção (no aluno), bem como da indução de fatores externos de sucesso (na Escola e na Família).

 

Objetivos Específicos do Projeto:

·  Melhorar a aprendizagem e o sucesso escolar;
·   Melhorar a vinculação dos alunos à Escola;
·   Assegurar que um número cada vez maior de jovens se mantenha na Escola até ao 12º ano com uma aprendizagem produtiva e que deixem a Escola melhor preparados para se integrar na vida activa.

 

Os Mediadores EPIS aplicam um conjunto de metodologias de avaliação e capacitação para o sucesso escolar com orientação de especialistas de diversas Universidades do País que integram o Conselho Científico da Associação EPIS num conjunto inovador de práticas metodológicas.

 

Numa primeira fase procedeu-se à triagem dos alunos em risco através da metodologia de Screening. Nesta fase, no ano lectivo 2007/2008, foi aplicado um inquérito a todos os alunos de 7º e 8º anos (mediante autorização expressa dos Encarregados de Educação), visando a sinalização dos alunos em risco e a identificação dos vários factores de risco. No ano letivo 2009/2010, propõem-se a avaliar e/ou continuar a intervenção com 3.100 alunos – a totalidade da população Escolar do 3º Ciclo.

 

Para os alunos sinalizados com risco e em alta prioridade, seguiu-se a aplicação da metodologia de “Zooming” com a realização de entrevistas adicionais para uma avaliação mais aprofundada. Daí avançou-se para a construção e aplicação de Planos de Intervenção Individuais, bem como para a concretização de algumas metodologias de carácter selecivo e universal:

·         Metodologias Seletivas para uma intervenção mais específica e centrada nos alunos com fatores de risco médio sinalizados pelo ProjEto EPIS. Este tipo de metodologia consiste num aconselhamento individual ao aluno e à família, através de metodologias de capacitação de caráter educacional com o objetivo de reforçar as relações com a Escola, a família e a comunidade, e de reforçar os fatores de proteção, tendo em vista o sucesso escolar;

·         Metodologias Universais para uma intervenção de caráter geral e abrangente com atividades destinadas às turmas, professores, famílias e Escola, que envolvem designadamente: seminários temáticos para as famílias, formação em mediação de conflitos, etc.
 

Para complementar o trabalho de mediação, surgiu este ano o Projeto “Previne Paredes”, tendo em vista a  tendo em vista a necessidade de superação das dificuldades identificadas no diagnóstico do território de Paredes, elaborado pelo I.D.T. – Centro de Respostas Integradas Porto Oriental em Dezembro de 2008.

 
 
 Para aceder à página principal do Projeto EPIS, clique aqui: http://epis.pt/epis/homepage.php
 
 

 

Tem de ter a sessão iniciada para adicionar miniaplicações que apenas estão visíveis para si